Ciência e Educação Na Formação de Novos Talentos em Química


O que é?

O "Ciência e Educação Na Formação de Novos Talentos em Química" é uma proposta elaborada pelo professor Joacy Ferreira, em parceria com o professor Alexsandro Cavalcanti, ambos professores de química no IFPE-Campus Afogados da Ingazeira. O projeto propõe a implementação de um programa de formação que busque conectar o ensino superior à educação básica, por meio da integração dos professores-pesquisadores do IFPE com os educadores e estudantes de outras instituições da cidade e região em palestras, oficinas, cursos e outros eventosO projeto visa, dessa forma, despertar o interesse pela química e outras ciências e contribuir para a melhoria na formação e ensino de professores e alunos, dentre os quais estão os novos talentos da química. 

Objetivo

O projeto visa implementar um programa que contribua para a formação de novos talentos na disciplina de Química entre os professores e alunos da rede pública de ensino da cidade de Afogados da Ingazeira e região, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e divulgação científica.

Metodologia

A metodologia do projeto tem como base os "Cursos de Férias" aplicados pela Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública,  à qual é vinculado. Essa rede foi idealizada pelo Professor Leopoldo Meis com o objetivo principal de "buscar novos caminhos para um ensino eficiente, dinâmico e atraente". Os métodos utilizados por ela visam desmistificar e popularizar a ciência por meio da dinamização do aprendizado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

Além disso, os professores integrantes contam com a experiência da participação anterior em projetos similares bem sucedidos como o “Projeto Interação Ciência e Educação: Geração de Novos Espaços de Educação para a Química e Matemática”, realizado entre 2011 e 2017 no Campus Maceió–IFAL e o Projeto-Piloto Química Teórica e Computacional no Ensino Médio, desenvolvido entre 2011 e 2012 na Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Rodolfo de Araújo Júnior, do Governo de Pernambuco, em Abreu e Lima-PE. 

Assim, o projeto "Ciência e Educação na Formação de Novos Talentos em Química" busca promover atividades extracurriculares abordando temáticas em forma de problema que deverão estimular a formulação de perguntas e, posteriormente, de hipóteses que virão a ser testadas por meio de experimentos. Após isso os resultados serão discutidos, chegando a um conhecimento que pode ser compartilhado. Este projeto propõe uma metodologia didática interativa inspirada na aplicação do método cientifico para a construção de novos conhecimentos em sala de aula e incentiva a pesquisa e divulgação científica na área de química em eventos acadêmicos e outros meios. 


Cada atividade aborda uma temática diferente, como por exemplo:
  • Aprendendo Química na Cozinha;
  • Reaproveitamento de Pilha e bateria;
  • Visualização molecular em softwares.

As atividades podem ser realizadas com turmas do ensino médio e/ou básico de instituições da rede pública de Afogados da Ingazeira e região de forma remota, através de plataformas como o Google Meet, ou de forma presencial, a depender da situação da pandemia que atualmente vivemos. 

A realização dessas atividades oferece métodos inovadores de aprendizado a professores e alunos de baixa renda e cria um ambiente propício à criação de experiências relacionadas à ciência e a tecnologia, possibilitando a iniciação científica dos estudantes, além de incentivar o interesse dos alunos pelas carreiras de professor e cientista e inspirar os professores a melhorarem suas formações por meio de programas de pós-graduação.